Apesar de maior potencial de contaminação a nova onda sanitária tem se mostrado mais branda nos sintomas e na necessidade de internações. Esta constatação tem emitido sinais de alívio aos mercados.
No inicio do novo ano, as bolsas da Europa, epicentro inicial da nova onda, desenharam uma recuperação robusta no primeiro pregão de 2022. No dia de hoje o mercado europeu segue na mesma trajetória, buscando números recordes em seus índices. Com o setor de turismo e aéreas impulsionando esta expectativa.
EUA, enfrentando a elevação do índice de contaminação, e com a sombra do cenário de juros futuros, segue confiante na recuperação da economia, com os índices por lá, ainda na trajetória de alta, apresentada no dia de ontem (03/01/222), DOW agora (inicio da manha) acima de 0,5%.
Na Ásia, o dia foi de queda, com o impacto sobre as empresas de tecnologia, apesar da leve recuperação do setor imobiliário com reforços do governo sobre seus caixas.
No Brasil, a politica tem dado a tônica do mercado, os temores de um descontrole das contas públicas, construídos por falas de parlamentares, tem sido o centro das discuções nos pregões nos últimos dias. Em recente fala atribuída ao líder do governo na câmara, o teto dos gastos seria um entrave para o crescimento, uma vez que a arrecadação cresceu.
Esse rumor bastou para que o mercado despencasse no dia de ontem. A guerra de narrativas segue chantageando o mercado. O cenário para hoje é pouco transparente, sendo que algumas fontes apostam no crescimento da campanha de oposição ao governo, uma vez que, devido ao mal súbito e a decorrente internação, o lado governista estaria imobilizado na recuperação da saúde do presidente e rebatendo as bravatas de que não houve socorro as vitimas do desastre no norte de Minas e na Bahia.
Nesse cenário de noticias enevoadas, o mercado segue no dia de hoje, sujeito as pressões da política, componente predominante na precificação do mercado nos últimos tempos.
A minha aposta para hoje, é ainda, de um mercado incialmente de alta, refletindo o ânimo internacional, com posterior enfraquecimento, descrevendo uma trajetória lateral, com potencial de queda no final do dia. Mas em terras tupiniquins tudo pode acontecer.
Bom dia, fiquem atentos aos movimentos dos gráficos e prestem a atenção no noticiário politico.
Comentários
Postar um comentário