Muito se tem falado em, retórica e narrativa nestes tempos de fake News. Esse impasse “global” sobre o que realmente ocorre na fronteira entre Rússia e Ucrânia, é a nova “visão apocalíptica”. Assim tem sido nos anos mais recente, notícias bombásticas e verdades “absolutas” que não se confirmam posteriormente. Manter este estado de alarmismo, tem sido o objetivo de governantes e de seus porta-vozes midiáticos. O inimigo está a espreita a todo o momento, virá ele do caminho menos esperado, a qualquer instante ele saltara sobre suas frágeis vítimas.
O que há por trás desta orquestração? Em minha loucura tola, vejo coincidências estranhas. Reuniões de governantes, frias e distantes, ameaças de guerra, visitas cordiais em tempos de conflito, viagens reprogramadas em instantes, apesar de que o protocolo diplomático determine uma previa combinação. Jogos de cenas que seriam bem vistos em um espetáculo de ilusionismo encenado em um picadeiro circense.
Uma panaceia, que mais se parece com uma farsa do teatro medieval.
Os temores dantescos que ontem marcaram a direção dos mercados, hoje já não assombram os atores dessa comédia. A queda nos mercados americanos e europeu, já não se confirmam com a tendência reinante. Após o tombo do dia de ontem, os mercados amanhecem com sinais contraditórios. EUA segue com pequena elevação na casa dos +0,4pp, por lá, é tempo de vencimento de opções e na segunda feira terão feriado. A volatilidade e a convidada do dia, que nestas condições, tende a levar os agentes a se livrarem de seus ativos. A Europa com exceção da Alemanha, segue positiva, pertos dos +0,3pp. Ásia trás sinais controversos, com Japão em negativo e China com sinais positivos.
Pelo território brasileiro, teremos o vencimento de opções por aqui e a pressão da politica interna, o mercado futuro do Ibovespa aponta alta na casa de +0,3 pp para o dia. Com o desempenho dos setores de varejo e financeiros dos últimos dias segurando a curva para cima, a baixa das commodities pode pressionar a queda do índice, o apetite do investidor externo pode ajudar no fechamento de uma semana favorável ao mercado positivo. A tragédia ocorrida na cidade de Petrópolis, vai com certeza entrar na munição da retorica da oposição, acusarão São Pedro de participar da militância política. A luta nos bastidores para a transparência da apuração do próximo pleito, fez mais uma vítima, o Ministro Facchin, jogou mais temores, sobre a lisura do ato, ao insinuar que possa haver interferência externa no processo. Algo que tem sido questionado sobre o trabalho dos órgãos competentes.
O dia promete. Como um vício, o desejo de desenhar o futuro, coça os dedos no teclado. Acredito que teremos um dia encerrando com uma forte batalha entre as forças de alta e baixa no pregão. O inicio do pregão pode ensaiar uma alta inicial, com a tradicional queda e o retorno ao centro em busca de equilíbrio entre o urso e o touro, ou diria a onça pintada. Rsrs.
Um bom dia a todos em um ótimo fim de semana.
Comentários
Postar um comentário