Compreender os movimentos das forças geopolíticas é uma tarefa árdua. O que ontem parecia ser uma resolução para crise bélica na Europa, hoje volta a ser um momento de apreensão. Após a noticia de que a Rússia, executava movimentos de desmobilização de seu contingente, a OTAN e o governo Americano, refutaram as informações. Segundo levantamentos realizados pela inteligência aliada, estes movimentos não estão acontecendo.
Esta controvérsia, agitou o mercado novamente. Os números são desconexos e contraditórios. A Ásia, apresentou ganho no pregão encerrado sob o impacto da divulgação do índice de inflação na China, os números vieram levemente abaixo do que era esperado. A Europa administra as informações contraditórias vindas da fronteira Ucraniana, acrescida da taxa mais alta de inflação desde os anos 1990. Os EUA, também lidam com o índice de inflação mais elevado dos últimos tempos, além do fato de que seu vizinho, o Canadá, ter decretado estado de sitio e suprimido os direitos fundamentais dos cidadãos, da democracia para a ditadura em apenas uma canetada. A baixa aprovação do governo americano também pesa nas mesas de negociação do mercado. Com esse emaranhado de situações o dia hoje promete emoções.
Pelos lados do Brasil, a visita da comitiva brasileira parece ter boa repercussão, ao contrario do que temos visto nos últimos dia, o Presidente Russo, recebeu o Presidente Brasileiro em um encontro fraterno, onde a longa mesa não apareceu na foto, coisa comum nos últimos dias em reuniões de estado, para tratar da crise na fronteira com a Ucrânia. Pela agenda oficial, esta visita visa melhorar o fornecimento de insumos para o setor do agro, bem como ampliar as estratégias de defesa e fortalecer os laços comerciais dos dois países.
A boa onda de balanços no setor financeiro, associado com uma melhora na perspectiva do mercado de varejo, é que tem segurado o índice da B3 nos últimos dias. O setor de commodities tem sofrido com essa inconstância nos ânimos internacionais, nessa madrugada o minério de ferro caiu mais uma vez no mercado chines, a pressão para a derrubada dos preços do minério tem sido forte nos últimos dias, acumulando queda que se aproxima dos 30% recentemente, esta postura do governo chines tem afetado fortemente as empresas ligadas ao setor por aqui. O setor energético trabalha com índices positivos, o brent segue com 1,5pp de alta, enquanto o gás natural emplaca a casa do 5pp. Isso deve mexer com os ativos do setor aqui no Brasil.
Hoje a incógnita da reação do mercado segue assombrando quem tem a tarefa de traçar rumos e objetivos."Ops". O que via como sendo o movimento desse dia, até a edição deste texto, é o que se encotra em parenteses(Como tem sido o desenho do gráfico por aqui, arrisco dizer que teremos um súbito movimento de queda no início do pregão, com a busca por recuperação, a medida que o mercado vai digerindo as informações do dia), porém logo ao publicar, recebi informações de que o mercado dava sinais de abertura forte no inicio do pregão, então o enigma continua atormentando esse que aqui escreve.. Acredito que continuaremos com a trajetória de ganhos dos últimos dias, com entrada de dólares para explorar os possíveis lucros no mercado e no rendimento fixo por aqui. Um bom dia a todos e muito cuidado com as informações elas podem não ser reais.
Comentários
Postar um comentário