Lembrando um trecho de uma musica antiga, em que a letra fala ...meu mundo caiu... coisa de velho! Eu resolvi brincar com trocadilhos. Após um passeio rápido pelas paginas dos principais sites de noticia, o que vejo hoje são sinais vermelhos em todos os mercados. Por isso o título deste texto.
A pressão política, sobre o impasse entre EUA, seus aliados e a Rússia, sobre a participação da Ucrânia no grupo da OTAN, segue na mira do mercado. A divulgação de dados sobre o estado da economia europeia, podem fortalecer os temores sobre a inflação por lá, com isso os números hoje, seguem caindo. Nos EUA, a questão política na Europa e os números da economia interna também assombram o mercado. Hoje, mesmo sendo feriado por lá, o mercado acusa o golpe, e segue com índices negativos. A Ásia começa a retornar à normalidade. Após o longo período de feriados no ano novo lunar, e a sequência dos eventos das olimpíadas de inverno, a China começa a retomar suas atividades, um sinal claro disso, é a alta do minério de ferro, que andou pela casa dos 4,5 pp. Devido aos temores da instabilidade politica na Europa, o petróleo hoje ganha algo em torno de +0,45 pp no preço. A possibilidade de um acordo sobre o impasse do programa nuclear Iraniano, sinaliza um alivio no preço do combustível.
A elevação destas commodities deve impactar o índice aqui na Bovespa, a divulgação de balanços de empresas fora do mercado de commodities,também deve impactar o índice, a força desses eventos ainda é uma incognita.
A politica esteve quente, a boataria de que dados de contas ilícitas, vazados dos sistemas do Banco Crédit Suisse, arrepiou o dorso de muitas autoridades por aqui. O temor que ter seu nome divulgado, deixou muita gente quieta nesse fim de semana. O embate sobre a lisura do pleito de outubro próximo, segue na alça de mira dos envolvidos no processo. Há sinais controversos de que o sistema seja seguro e limpo.
Diante destes fatos acredito que temos boas possibilidades de um dia de alta. Como o mercado americano deve ter um dia fraco devido ao feriado e as bolsas europeias também exprimem pessimismo, o investidor tendera a buscar ganhos em nosso mercado, injetando dólares e buscando ganhos no pregão de hoje.
Então vamos a uma possível trajetória. Algum temor no inicio do pregão, nada concreto, uma elevação potencial e depois a busca por uma definição clara do horizonte no final do dia. Acho que terminamos em índice positivo, se os movimentos políticos continuarem como se encaminha neste momento.
Bom dia a todos e muita atenção as informações, elas trazem detalhes que nos indicam o rumo da história. A democracia, treme em muitos lugares do mundo, sob a caneta de tiranos de inverno.
Comentários
Postar um comentário