Não vou falar de bolero novamente. Esse titulo me lembra uma foto que estampou a primeira página da, “in memoriam”, Folha de São Paulo, nos anos noventa. Nela, Fernando Henrique Cardoso, presidente na época, aparecia com os pés indicando direções contrárias, como que vesgos, e foi o que se poderia chamar de “meme” naqueles tempos, quase todo mundo sabia dessa fotografia. Após construir essa imagem nas mentes que leem este texto, eu volto a falar do que interessa.
Após os sinais de “fumaça” indicando que a crise na fronteira Ucraniana, pode chegar a uma solução pacifica, o resto do mundo respira aliviado. Os mercados se voltam aos problemas cotidianos, a China, pressiona o mercado de minério de ferro, para conseguir conter a inflação por lá, com a construção imobiliária como um dos pés de força da economia local, o valor do aço tem peso forte no índice. Por esta pressão, o minério tem enfrentado quedas fortes no seu preço. Será somente esse o motivo para a china forçar a queda do preço da commodity? Fica a pergunta. Pelo oriente os índices não chegaram a um consenso, por lá as direções fecharam indefinidas.
A Europa, ao receber os rumores da solução da crise fronteiriça, retorna com força nos índices. Até o momento os índices passeiam na casa dos + 1 a 1,5 pp. Até se esqueceram dos números da inflação por lá.
Nos EUA, a sensação de alivio, também impactam o mercado, em Wall Street, as mesas operam com números positivos, acima de 1 pp.
Com este cenário de relativa euforia e alívio, o investidor de oportunidade deve ficar em casa, o dinheiro deles pode ser canalizado para os mercados sólidos, por alguns dias. Esta constatação indica que podemos ter alguns ou pelo menos um dia de queda na B3, com a consequente elevação da moeda americana por aqui. Nos últimos dias os números positivos por aqui foram decorrentes dessa migração por ganhos imediatos, que devem voltar para os mercados de origem.
Más, em matéria de Brasil, sempre haverá um más, nosso mercado tem se mostrado robusto e consistente, conseguindo reagir em momentos de tensão e descrédito. Por essa característica, acho que ainda teremos um dia de pelo menos 0, alguma coisa positiva no índice.
A trajetória já ficou chata de definir, pode iniciar em queda com alguma batalha no final da manhã, dançando no período da tarde, para ver como fica no fim do dia. Agora falei de bolero, Rsrs. Aposto que conseguimos um ++ no final do pregão. Bom dia e bons negócios.
Comentários
Postar um comentário