A Bovespa encerrou o dia de ontem com alta expressiva, refletindo a onda de otimismo que varreu o mercado internacional. Hoje os mercados amanhecem em queda novamente, com exceção do asiático que ainda repercutiu o dia anterior. Ouro e prata andam lado a lado na casa de 1,0 pp, o petróleo depois de ter atingido o topo de USD$ 130, agora trabalha em USD$ 116, mas já desenhando alta novamente de 4,5 pp. O minério de ferro amarga queda de -3,2 pp. Passado esse momento de euforia, hoje, as atenções se voltam para o resultado da reunião de cúpula entre Rússia e Ucrânia, que a princípio não levou a nenhuma novidade no front. A acusação de que Moscou ordenou ataque a uma unidade hospitalar carece de confirmação, as primeiras notícias são insuficientes e controversas. A guerra de ameaças comerciais segue mantendo o mundo em estado de alerta. Numa contenda que mais parece briga de vizinhos, onde um acusa o outro de mil coisas, que não tem como confirmar. Civis sofrem os efeitos das atitudes de dirigentes que lutam para a manutenção dos poderes conquistados. Nessa linha de conduta adotada pelos governantes, a sociedade sente o impacto de duas crises seguidas onde a incompetência salta aos olhos dos observadores.
Com a queda dos índices na Europa e nos EUA, a tendência do capital é buscar refúgio em nichos mais lucrativos, neste quesito o Brasil tem sido uma praia paradisíaca. Ainda com ativos em preços vantajosos, juros elevados, e uma carteira de ações de empresas voltadas ao mundo das commodities. O mercado brasileiro tem sido atrativo para quem busca o ganho diário, esta migração tem feito o real se valorizar frente ao dólar, chegando a ameaçar uma queda abaixo de R$ 5,00. Nesse horizonte a perspectiva é de um dia de alta no pregão, apesar de que as duas locomotivas, Vale e Petrobrás, estarem sujeitas aos humores do mercado internacional. O cenário politico interno vem desenhando uma solução para as questões das reduções de impostos, equalização dos preços dos combustíveis e da regulamentação da mineração em terras indígenas, muita batalha há de ser travada nos plenários do congresso, porém o governo tem demonstrado habilidade em avançar com estas pautas, no seu objetivo de facilitar a exploração das riquezas nacionais e no fortalecimento do mercado interno e para exportação.
Acredito que o dia de hoje ainda seja de alguma alta no pregão, com risco de queda durante a movimentação, mas com grande chance de resultados favoráveis no final do dia.
Bom dia e mantenha a atenção, vivemos dias muito instáveis.
Comentários
Postar um comentário